quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lesão Crónica ou Aguda? / Gelo ou Calor?

A maioria dos atletas sabe que se deve aplicar gelo numa lesão aguda, como um tornozelo torcido, mas muitos não sabem quando utilizar calor. As seguintes directrizes irão ajudar a clarificar esta questão.
Existem dois tipos básicos de lesões atléticas: agudas e crónicas:
- Dor aguda surge rapidamente e tem uma duração curta.
- Dor crónica desenvolve-se lentamente e é persistente e de longa duração.
Lesões agudas e crónicas
- As lesões agudas são lesões traumáticas súbitas e intensas que ocorrem imediatamente (ou dentro de algumas horas) e provocam dor (possivelmente uma dor severa). A maioria das dores agudas resulta de alguma espécie de impacto ou trauma como uma queda, uma entorse ou uma colisão, sendo bastante óbvia a causa da lesão.
As lesões agudas provocam também sinais e sintomas comuns de lesão, como a dor, a sensibilidade, o tom vermelho da zona afectada, calor na zona afectada, inchaço e inflamação. Se houver inchaço, a lesão é aguda.
- Lesões crónicas, por outro lado, podem ser subtis e de desenvolvimento lento. Por vezes surgem e desaparecem, e podem provocar uma dor pouco intensa. Normalmente são resultado de excesso de uso, mas também podem desenvolver-se quando uma lesão aguda não é tratada de forma apropriada e não sara convenientemente.
Terapia de frio com gelo
A terapia de frio com gelo é o melhor tratamento imediato para lesões agudas, uma vez que reduz o inchaço e a dor. O gelo é um constritor de vasos (provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos) e limita as hemorragias internas no local da lesão. Aplique gelo (embrulhado numa toalha fina para maior conforto) na área afectada durante 10 a 15 minutos de cada vez. Permita que a temperatura da pele retorne ao normal antes de aplicar uma segunda ou uma terceira vez. Pode aplicar gelo numa lesão aguda várias vezes por dia, durante até três dias.
A terapia de frio também é útil no tratamento de algumas lesões de excesso de uso ou dores crónicas em atletas. Um atleta que sofre de dor de joelho crónica que aumenta após correr poderá aplicar gelo na área afectada após cada corrida para reduzir ou prevenir a inflamação. Não é útil aplicar gelo numa lesão crónica antes do exercício.
A melhor forma de aplicar gelo numa lesão é utilizar uma compressa de gelo de alta qualidade, por estas se moldarem à parte corporal lesionada. Também se podem obter bons resultados através da utilização de um saco de ervilhas congeladas ou fazendo uma massagem de gelo com água congelada num copo de papel ou um saco com cubos de gelo.
Terapia de calor
O calor é geralmente utilizado para tratar lesões crónicas ou lesões agudas que não apresentem inflamação ou inchaço. É ideal para utilizar em casos de músculos ou articulações doridas ou rígidas. Atletas que sofrem de dores ou lesões crónicas podem utilizar a terapia de calor antes do exercício para aumentar a elasticidade dos tecidos conectivos da articulação e estimular o fluxo sanguíneo. O calor pode também ajudar a relaxar músculos contraídos ou espasmos musculares. Não se deve aplicar calor após o exercício. Após o treino, o gelo é a opção certa para aplicar numa lesão crónica.
Como o calor aumenta a circulação e a temperatura da pele, não se deve aplicá-lo às lesões agudas ou a lesões que apresentem sinais de inflamação. Para aplicar calor de forma segura, faça-o durante 15 a 20 minutos de cada vez e utilize camadas suficiente entre a sua pele e a fonte de calor para evitar queimaduras.
O calor húmido é o melhor, por isso experimente utilizar uma toalha molhada em água quente. Pode comprar compressas de aquecimento atléticas de utilizar o calor frequentemente. Nunca aplique as compressas de calor durante mais de 20 minutos de cada vez ou enquanto dorme.
Como algumas lesões podem ser sérias, deverá consultar o seu médico se a sua lesão não melhorar, ou se piorar, dentro de 48 horas.

Fonte: http://www.manz.pt/

4 comentários:

Edu disse...

Obrigado cara.
faço taekwondo e tive uma distensão na parte posterior da coxa a 1 ano atrás... sempre que melhorava um pouco eu voltava a treinar.. ae acabava machucando de novo..
acho que deve ter se tornado crônico..

felipe guimaraes disse...

tirei minhas duvidas... muito obrigado.

Anónimo disse...

vlw tirou minhas duvidas!!!
ass: Felipe Guimarães.

Anónimo disse...

Para mim tá complicado veja se pode me ajudar por gentileza. Eu treino (agora treinava) musculação a 5 anos e sempre no limite pesado, vinha apresentando a cerca de 3 4 meses certa dor no cotovelo ao realizar exercícios que o forçavam ao extremo (biceps e triceps) mês passado cai jogando bola onde tive uma fratura com luxação no cotovelo. Fiquei um mês imobilizado e agora vou fazer fisioterapia. Então devo fazer tratamento quente ou frio ou ambos? Obrigado desde já.