terça-feira, 27 de novembro de 2007

Prestação de Rui, Carla e Ivo "ESKA2007"


Decorreu nos passados dias 23, 24 e 25 de Novembro na Cidade de Matosinhos o Campeonato Europeu de Karate Shotokan (ESKA), prova onde Rui e Carla Jerónimo, e Ivo Monteiro, atletas da Academia Egitaniense de Karate Shotokan estiveram presentes em representação de Portugal.

Ivo Monteiro pela primeira vez presente num Campeonato Europeu, desempenhou katas em três eliminatórias tendo em todas elas uma prestação muito positiva, alcançando a semi-final. Na kata da semi-final Ivo acusou a pressão de estar numa semi-final de um Campeonato Europeu e as coisas não sairam tão bem quanto poderiam ter saído! Com alguma infelicidade e por apenas algumas décimas, este jovem viu a sua passagem à final ficar pelo caminho, ainda assim ficar entre os 8 primeiros atletas foi um resultado muito positivo.
Carla Jerónimo, uma das atletas mais internacionais, foi a atleta sénior que mais perto esteve de passar às semi-finais, perdendo nos quartos de final por decisão do chefe de tatami após um empate arbitral de 2-2 com uma atleta polaca. A superioridade de Carla foi visível pela força, aplicação e determinação, ainda assim não foi o suficiente para ultrapassar o peso que a selecção da Polónia tem nesta prova de kata feminino sénior. Saliente-se que a polónia quase sempre coloca duas atletas no pódio de kata senior feminino. Este ano não foi excepção!

Rui Jerónimo, que defendia o título de vice-campeão europeu alcançado no ano anterior, não perdoou, e no momento fulcral não deixou ficar por meio caminho a vontade que o acompanhava de vencer e chegar novamente às medalhas, algo que até ao momento tinha sido impossível pela comitiva portuguesa. Saliente-se que Rui é o único atleta português a possuir medalhas nesta prova de kata individual sénior masculino. O internacional egitaniense, ainda que quase afónico conseguiu ultrapassar todos os precalços durante a prova, tal como pequenos desiquilibrios, chamadas antecipadas, árbitros a prejudicar, etc, etc... Rui conseguiu ultrapassar os 57 adversários que se apresentaram ao mais alto nível. Desta forma o português conseguiu a medalha de bronze, ficando o primeiro lugar para o atleta italiano e o segundo para o atleta alemão. Rui foi o único atleta medalhado na prova de kata sénior do ano anterior que subiu novamente ao pódio.
Este ano o objectivo foi conseguido mas prometem que para o ano em Sunderland (Inglaterra) estarão ainda mais fortes para mais uma vez subir ao pódio, mas desta vez com o Ouro ao peito.
Para quem tinha dúvidas sobre as apostas feitas nestes 3 atletas, para quem tinha dúvidas sobre as suas prestações no europeu, e para quem "desejava" que fossem outros atletas a ter melhores resultados... aqui fica a resposta. Doa a quem doer eles foram os melhores dentro dos seus escalões, com:

Rui Jerónimo - Único atleta sénior a ser medalhado (3º Lugar Kata Sénior). Melhor prestação do Escalão Sénior.
Carla Jerónimo - Atingiu os quartos de final (tal como Ana Monteiro) mas Carla perdeu por decisão do árbitro central 2-2. Melhor prestação em Kata Sénior Feminino.
Ivo Monteiro - Melhor prestação em Kata Cadete Masculino (7º lugar).
Obrigado a todos os que nos apoiaram!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Sr. Rui. Foi de facto um bom campeonato, penso que estamos todos de parabéns pelo bom ambiente e espírito de grupo que criámos. De qualquer forma parabéns aos três. Quanto a ti, já sabes que prefiro a tua Unsu. Não te esqueças que estou à espera das fotos - manda todas as que tiveres. Beijinhos

Anónimo disse...

e gostar gostar...foi da depilaçao ao aos moxos....hehe

ke moka....eles berravam...

beijinhos pro pessoal todo foram fantasticose foi um grupo muito coeso, forte, animado, amigo....era bom manter tudo isto ja pro proximo ano....beijos

Carla Jerónimo